História e Origem

Para Chegar a Rio Preto, atravessa-se sempre terreno montanhoso e Coberto de mata virgem, e when Sobre Algum Cume Elevado se PODE Avistar Grande Extensão de terras, SO SE notam Florestas e Montanhas.

À extremidade de uma ponte em uma cidadezinha encostada à montanha, composta de uma única rua muito larga e paralela ao rio. Tem uma cidade ou mesmo nome do rio; Depende do distrito de Ibitipoca e assim é uma Igreja não colada, servida por um capelão.

Como casas de Rio Preto, excetuando-se Uma UO Duas, térreas de São Paulo, Pequenas, mas possuem hum jardinzinho plantado de Bananeiras, cuja Pitoresca folhagem contribui PARA O embelezamento da Paisagem “.

Registro do Rio Preto
Auguste de Saint-Hilaire
de 1822

-benzóico. -benzóico.

 
RIO PRETO – HISTÓRIA E ORIGEM

Os Primeiros habitantes de todo o Vale do Rio Preto were Os Índios Coroados. Seu território é estendida da vertente sul da Mantiqueira até uma bacia do rio Paraíba do Sul. O principal aldeamento situava-se hoje na cidade de Valença e por onde começou, por volta de 1780, o processo de sua dominação. Estima-se em cerca de 1.400 a população indígena de então.

Os Primeiros colonizadores chegaram à Região, conhecida Como Sertão do Rio Preto, em busca de ouro, fartamente Encontrado NÃO SOMENTE nenhum rio Preto , mas em SEUS Diversos afluentes. O extrativismo do ouro e dos diamantes era então altamente rentável para a Coroa Portuguesa, que recolhia um quinto de toda a sua extração. Em função disso, uma Coroa proibia uma abertura de novos caminhos na região, pois eles se exportam à passagem “ilegal” do ouro. Uma era de intenção, com uma preservação da barreira natural das matas – limitações de um lado pelo rio Preto, e de outro pela Estrada Geral, semper patrulhada pelos soldados da Coroa -, forçar uma passagem do ouro pelo caminho oficial e pelo controle do fisco. E o Sertão do Rio Preto Passou a Ser Conhecido como Sertão Proibido UO, não Dizer oficial da Época, Arias prohibidas .

O lugarejo que veio a dar origem à atual cidade de Rio Preto nasceu a beira-rio, como único ponto onde era oficialmente permitida uma passagem do ouro com destino ao Rio de Janeiro. Chamava-se ENTÃO Registro de Rio Preto . E apesar de todo o esforço por parte da Coroa, não há sentido de exercer um controlo sobre uma região, o Sertão Proibido foi, na prática, largamente utilizado para o contrabando do ouro. Mais tarde, com o esgotamento da mineração, o Registro voltou-se para uma tributação da produção agrícola (cachaça, milho, toucinho e café) com destino ao Rio de Janeiro.

No início do século XIX, uma produção cafeeira começou a expandir-se para além dos arredores do Rio de Janeiro, chegando até Minas. Rio Preto foi uma porta de entrada do café em terras mineiras que, entre 1820 e 1870, foi uma maior atividade de produção do Vale do Rio Preto. Uma cultura do café marca um período de prosperidade e crescimento na história riopretana, sendo considerado como “apogeu econômico e político da região”. Em 1832, POR decreto da Regência, o Curato de Nosso Senhor dos Passos do Presídio foi elevado a Paróquia . Estava criado no distrito. Em 1844, por Lei Provincial, Rio Preto elevou-se à vila e era criado O Município de Nossa Senhora dos Passos de Rio Preto. Em 1871, uma vila tornou-se cidade.

A cidade então se desenvolve e cresce com a construção da Igreja Matriz de Nosso Senhor dos Passos, em 1860; Com uma inauguração da linha férrea Central do Brasil, em 1892; Com uma fundação da Santa Casa de Misericórdia, em 1886; Com o surgimento da imprensa local com o jornal “O Vigilante, em 1902; E com a chegada da luz elétrica, em 1917.

A virada do século, no entanto, vem marcar, para toda essa região cafeicultora, um profundo esvaziamento econômico e social. Grandes extensões de terra desmatada, enfraquecida e desvalorizada na criação de gado um novo destino. A partir daí, a pecuária leiteira ganha destaque na região e até hoje sua principal atividade econômica, juntamente com a produção de derivados do leite e agricultura de subsistência. No entanto, com o desprestígio das culturas em geral, teve um êxodo e queda da população rural, com pequeno aumento na cidade.

Rio Preto vem se destacando por seu potencial turístico, especialmente o Ecoturismo, com uma diversidade de sua fauna e flora, uma abundância de cachoeiras e suas belas paisagens montanhosas. A herança das grandes fazendas do ciclo cafeeiro também atrai turistas e visitantes à região.

Fontes de Pesquisa:
Rio Preto – Resumo Histórico, de José Marinho de Araújo, do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Minas Gerais;
Rio Preto: lavando uma alma da cidade, de Elizabeth Ferreira Linhares.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support